Fumar para que?

Autor Valéria Centeville –

Muitas pessoas fumam para aliviar a ansiedade, o stress, para emagrecer, para se acalmar, para sentir prazer, para se distrair, para preencher o vazio, para imitar um ídolo, para parecer forte, adulto, maduro, rebelde, entre tantas outras possibilidades. O cigarro pode até mesmo funcionar como uma companhia nos momentos difíceis ou entediantes.

O problema é que, além de ser prejudicial à saúde, fumar está cada vez mais difícil. Os lugares para fumar estão cada vez mais restritos e o preço tende a aumentar, a exemplo do que ocorre em países ricos.

O cerco aos fumantes faz com que se sintam excluídos e rejeitados. E isto acontece mesmo. Conheço pessoas que se recusaram a namorar fumantes por causa deste vício.

Muitas pessoas tentam parar de fumar sozinhas e não conseguem, pois têm dificuldade para substituir o cigarro por aquilo que falta de verdade. Por exemplo, uma pessoa que fuma para aliviar a ansiedade pode aprender a fazer isso de outra forma, sem utilizar o cigarro. O vazio pode ser preenchido encontrando a verdadeira essência e exercendo atividades prazerosas. A tranquilidade pode ser alcançada de muitas outras formas, seja mudando os pensamentos, as emoções, seja respirando vagarosamente e profundamente, entre tantas outras.

Por que, então, continuar fumando, diante de tantas adversidades que estão sendo colocadas aos fumantes?

Nem sempre é fácil parar, mas também está difícil aguentar tantas dificuldades para levar o vício adiante. Por isso, acho mais produtivo solucionar os tormentos da alma de formas mais saudáveis. Ninguém precisa verdadeiramente de cigarro, mas precisa sim de amor, carinho e respeito. A grande mudança começa com o amor e respeito próprios. Este é o primeiro passo. Os outros podem ser alcançados de maneira solitária ou com ajuda profissional.

As pessoas merecem a felicidade e o bem-estar. Isso pode ser conseguido de muitas maneiras, sem tabagismo.

Gostou do texto?

Então curta e compartilhe!

Gratidão, paz e amor!

Valéria Centeville
Consultas presenciais e à distância.
www.povodooriente.net
www.terapiadevidaspassadas.com
WhatsApps 11 9 8444 9975 e 11 9 4236 6486

#TVP
#terapiadevidaspassadas
#terapia
#povodooriente

Gostou? Compartilhe:

Textos relacionados