Compulsão por comida

Autor Valéria Centeville –

A compulsão por comida é um problema que afeta muitas pessoas na nossa sociedade. Ela tem inúmeras causas, desde a mais simples até a mais complexa.

Normalmente, há mais de um fator causador da compulsão por comida. Por exemplo, uma pessoa pode ter aprendido com sua mãe a comer quando estiver ansiosa. Neste caso, o próprio modelo da mãe já ensina, ou seja, ao ver sua mãe fazer isso, ela aprende e passa a imitá-la.

É comum vermos pessoas comendo demais quando estão insatisfeitas com a própria vida. Sentem como se a comida fosse preencher o vazio da alma. A pessoa come uma vez, come duas, três, quatro e, quando percebe, já não tem mais controle sobre este hábito; ele se torna um vício. Ela pode aprender este comportamento com pessoas da família, com amigos, com programas de televisão, etc.

Tentativas de começar uma dieta toda segunda-feira raramente funcionam, pois há uma força contrária no inconsciente, um desejo de comer mais intenso do que o desejo de emagrecer. O desejo inconsciente invade o Eu e se sobrepõe num piscar de olhos, quando há um chocolate, uma pizza diante deles.

Pressões moralistas do tipo “Precisa ter vergonha na cara e fechar a boca” costumam ser inúteis ou até prejudiciais, podendo causar mais ansiedade, tristeza, solidão e aumentar a compulsão.

As delícias estão por toda parte: restaurantes, docerias, shoppings, casa dos amigos, dos parentes, faculdade…onde quer que uma pessoa estiver, haverá algo bastante calórico para comer. E, pior ainda, os amigos, parentes, propagandas podem apelar, insistir para que a pessoa não resista à sua própria gula. Praticamente todo evento social é acompanhado de guloseimas e, muitas vezes, parece um desperdício comer pouco diante de tantas gostosuras…aquela velha história de que jogar comida fora é pecado pode funcionar como uma armadilha.

Também observo pessoas solitárias que consideram a comida uma companheira, talvez por terem-na associado a momentos sociais nos quais ela esteve presente. Quem nunca quis repetir o mesmo prato após aquela noite inesquecível com aquela companhia incomparável só pra sentir mais uma vez o sabor daquele momento? Quem nunca comprou algodão doce só pra lembrar o sabor da infância? Todos nós temos comidas associadas a momentos importantes.

Isso pra não falar de momentos em que pessoas passaram fome, nesta ou em outras vidas. Castigos de pais severos incluíam e incluem deixar filhos desobedientes sem comida. Quando podem comer, passam a exagerar, com medo de que falte comida. E se um dia faltou, o corpo pode aprender que é bom preservar calorias sob a forma de gordura , vai que um dia falta de novo…

Por meio de regressões de memória, localizamos as origens da compulsão por alimentos e separamos passado do presente. Além disso, são desenvolvidas novas aprendizagens mais saudáveis e coerentes com o momento atual da vida durante o processo terapêutico.

Gostou do texto?

Então curta e compartilhe!

Gratidão, paz e amor!

Valéria Centeville
Consultas presenciais e à distância.
www.povodooriente.net
www.terapiadevidaspassadas.com
WhatsApps 11 9 8444 9975 e 11 9 4236 6486

#TVP
#terapiadevidaspassadas
#terapia
#povodooriente

Gostou? Compartilhe:

Textos relacionados