Medo de amar

Autor Valéria Centeville –

Os mais corajosos no amor podem se perguntar: “Mas por que uma pessoa tem medo de amar?”. E a resposta me parece tão simples quanto complexa. O medo não é simplesmente de amar, mas sim de amar e não ser correspondido, de ser rejeitado, abandonado, de perder a pessoa amada e aguentar a dor da perda.

A rejeição pode ser extremamente traumática para quem tem baixa autoestima. Às vezes, o medo da rejeição é tão doloroso que a pessoa pode preferir nunca declarar seu amor para ninguém ou até mesmo nunca amar ninguém.

Ao longo das existências, os espíritos passam por muitas perdas. Perdem-se pessoas queridas, seja pela morte do corpo físico, pelo abandono ou por outro motivo. Mas os espíritos que se amam continuam ligados por este sentimento, muitas vezes por longos anos, conectados em várias existências.

Para ter coragem de amar é necessário aprender a se desapegar. Lembremos que tudo o que é material é provisório, até mesmo o corpo físico. A única coisa que permanece ao longo das existências é o espírito. E este, sim, pode estar ligado por laços de amor a outros espíritos por muitos e muitos anos.

A outra faceta do medo de amar é saber lidar com o orgulho ferido quando acontece uma traição. A pessoa que se ama e sabe perdoar consegue lidar com uma possível traição do ser amado. Por outro lado, uma pessoa com baixa autoestima e que não sabe perdoar pode ter tanto medo de amar que pode decidir não se envolver emocionalmente com ninguém.

Conheci pessoas que escolhiam como parceiro amoroso alguém de que apenas gostassem, mas que não amassem, pois assim, caso fosse traída ou abandonada, a perda seria bem menos dolorosa.

Já vi casos em que a pessoa submetia seu parceiro amoroso a testes e mais testes, muitas vezes até maltratando-o, acreditando que se o parceiro persistisse interessado mesmo sendo maltratado, era porque amava. De acordo com esse raciocínio, se o pretendente fosse maltratado e desistisse, então significava que não amava.

E pensar que tudo isso é feito para evitar o sofrimento. Não preciso dizer quantas oportunidades de encontrar o amor verdadeiro podem ser perdidas quando alguém funciona numa dinâmica psíquica patológica desse tipo.

Outra forma de afastar parceiros amorosos é ver vários defeitos graves em todos os pretendentes. Isso é muito comum.

Na terapia de vidas passadas, buscamos compreender os motivos que fazem com que uma pessoa tenha medo de amar e também desligá-la de situações passadas traumáticas. Curando as feridas da alma, a pessoa se liberta e pode voltar a amar e a viver.

Gostou do texto?

Então curta e compartilhe!

Gratidão, paz e amor!

Valéria Centeville
Consultas presenciais e à distância.
www.povodooriente.net
www.terapiadevidaspassadas.com
WhatsApps: 11 9 4236 6486 e 11 9 8444 9975

#TVP
#terapiadevidaspassadas
#terapia
#povodooriente

Gostou? Compartilhe:

Textos relacionados