Autor Valéria Centeville –
Já vi muitos pais perdidos com a educação dos seus filhos. Muitos deles se sentiram traumatizados com a educação rígida que receberam de seus próprios pais e decidiram fazer tudo ao contrário com seus filhos. E parece não estar dando muito certo, infelizmente… Isso acontece porque padrões rígidos não funcionam… ou funcionam mal. Tanto o controle em excesso quanto a falta de controle não dão certo. É a Lei do Equilíbrio que os mentores, educadores e mestres nos ensinam. O equilíbrio é sempre o melhor limite para você e para os seus filhos. E todos nós estamos aqui na Terra para aprender sobre tudo, inclusive sobre limites e equilíbrio.A pressa e a competição nas quais estamos inseridos nos grandes centros urbanos em geral não é saudável. Ou seja, é necessário ter um tempo de lazer, um tempo para não fazer nada e um tempo para simplesmente Ser e investir nas relações humanas.
Que tal reservar um tempo pra levar o seu filho ao parque no domingo e simplesmente curtir a Natureza, os pássaros, o Sol e agradecer pela vida? Este pode ser um importante aprendizado para ele e pra você também, pois quando estamos agradecendo estamos focados no que temos e não no que nos falta. Todo mundo precisa de um descanso. Isso é fato! Até mesmo a Terra precisa de um momento de restauração para se refazer. Os agricultores sabem bem disso… As crianças também precisam descansar e relaxar… e nós, adultos, também… afinal, todos somos filhos de Deus… O Amor que damos aos nossos filhos e a nós mesmos é tão importante quanto o alimento e o ar que respiramos pois, sem ele, não há vida!
Muitos estudos científicos já mostraram que um bebê que recebe casa e comida, mas não recebe amor fica triste e adoece facilmente, podendo até morrer. O Amor é a energia mais curadora que existe em todo o Universo, pois esse sentimento é capaz de organizar nossas mentes e células de uma forma saudável e harmônica. Muitas crianças sentem falta de amor e por isso não obedecem. Fazem bagunça pra chamar a atenção. Vão mal na escola pra chamar a atenção de pais e professores e assim se sentirem vivas e importantes. Não estou aqui pra culpar ninguém, muito menos os pais que tanto se esforçam para darem do bom e do melhor para seus filhos. Quero apenas chamar a atenção para as relações humanas entre pais e filhos, que é algo muito importante para as crianças e também para os pais.
A frustração e o merecimento é algo que precisa ser ensinado. O “Não” é algo tão importante quanto o “Sim” no processo educativo. Isso porque a vida está repleta de “Sim” e também de “Não”. Se os pais nunca dizem Não para os seus filhos e sempre atendem a todos os seus desejos, esses filhos não irão aprender a lidar com as frustrações da vida e terão dificuldade para amadurecerem, além de terem dificuldades para estabelecerem vínculos afetivos duradouros. Isso porque relacionamentos afetivos são trocas, ou seja, você dá e também recebe do outro na relação… se a criança só recebe, como ela vai aprender a dar?
Com relação às conquistas materiais, também é necessário ensinar a criança a conquistar e não dar tudo o que ela quer de mão beijada… Você que é pai e você que é mãe, avô, avó, que educa uma criança, jamais se sinta culpado quando não puder dar a uma criança o que ela quer, pois a frustração também faz parte da vida e é educativa. Você não tem que dar a uma criança tudo o que ela quer. Mas pode ensinar a ela como fazer para conquistar seus sonhos e desejos. Onde há um desejo, sempre há um caminho de conquista. E isso é muito importante para o nosso aprendizado e para a nossa evolução espiritual.
Todos nós que estamos aqui na Terra precisamos aprender limites e aprender a nos relacionarmos uns com os outros, aceitando nossas diferenças e aprendendo a lidar com elas. Se Deus quisesse que fôssemos iguais, teria criado seres todos iguais… mas não foi isso que Ele fez… pelo contrário, criou seres diferentes e complementares para aprenderem a se relacionarem uns com os outros e criarem juntos um universo em que as diferenças são acolhidas e valorizadas.
Lembre-se de que você que é pai, mãe, educador, avô, avó, tio, tia… enfim, que educa e ensina uma criança, foi escolhido pelo espírito desta criança para ser educador dela e você está fazendo o Melhor que pode, o Melhor que sabe… então, acalme o seu coração e simplesmente procure aprender com ela, educando com amor, mas também com limites, pois eles fazem parte da vida e do aprendizado de um Ser encarnado.
Não se culpe pelos “Sim” nem pelos “Não” que disse até hoje para o seu filho, pois você é um ser em evolução e pode errar e acertar. Apenas tente aprender quando é o momento de ser firme, quando é o momento de dizer sim, ou de dizer não, usando a razão e usando o seu coração, a sua intuição, que é a sua alma falando através de você. Você é uma pessoa sábia o suficiente para saber a hora certa de dizer sim e de dizer não. Ensine à sua criança a agradecer pelo que já possui e, certamente ela irá conquistar mais e terá sempre o suficiente pra ser Feliz.
Deus é sábio e não faz nada por acaso. Se ele deu esta criança para Você educar é porque você é capaz de fazê-lo. Ela nasceu na hora certa que tinha que nascer e veio para te ajudar a evoluir e trazer sorte na sua vida. Você já está fazendo o melhor que pode por ela, mesmo que tenha errado com ela e com você mesmo, pois os erros de hoje são os acertos de amanhã e sempre temos novas oportunidades de evolução, ajudando o próximo e a nós mesmos.
Colocar limites para as crianças com amor e firmeza é uma das melhores demonstrações de amor que podemos dar para os nossos filhos e para nós mesmos. Esse é um grande princípio da boa educação e da evolução. Errar é humano. Aprender com os erros e se perdoar sempre é divino…
Se você gostou desse texto, curta e compartilhe com seus amigos!
Fazer o bem sempre faz bem!
Pode ser que alguém que você conhece esteja precisando.
Gratidão, paz e amor!
Gostou do texto?
Então curta e compartilhe!
Gratidão, paz e amor!
Valéria Centeville
Consultas presenciais e à distância.
www.terapiadevidaspassadas.com
WhatsApps 11 9 8444 9975 e 11 9 9824 2584.