Descansar não é pecado!

Autor Valéria Centeville – 

“Descansar não é pecado!”. Foi essa a frase que ouvi outro dia de um mentor espiritual. Muitas vezes concentramos exageradamente nossas energias em realizar coisas no mundo exterior e corremos o risco de nos esquecermos de descansar, o que pode gerar desequilíbrios, doenças, tristeza e até mesmo depressão. Numa cultura que estimula o consumo desenfreado como modelo de sucesso e realização, é fácil cair no excesso de trabalho e ignorar as necessidades de descanso do corpo e da mente.

O problema é que, com o passar do tempo, a pessoa começa a ficar entediada, irritada, estressada, improdutiva e até mesmo deprimida, muitas vezes sem entender o por quê. É como se ela fosse um computador programado para trabalhar sem parar e competir sem parar, sem ter nunca o direito ao descanso. As pessoas mais perfeccionistas, mais exigentes com elas mesmas, facilmente caem nesse padrão extremista, chegando a passar anos sem tirar férias.

Muitas vezes, chegam ao consultório deprimidas ou com síndrome do pânico. Falta de ar, sensação de ser incompetente e incapaz de dar conta de tantas atividades são sintomas muito comuns de pessoas que apresentam esse tipo de personalidade que eu chamo de perfeccionismo patológico. Essa síndrome caracteriza-se pelo exagero e desrespeito aos limites do próprio corpo e da mente.

Muitas vezes, a pessoa procura fora de si, nos outros, um reconhecimento que deveria vir de dentro dela mesma. Como está buscando a valorização no lugar errado, sente que tudo o que faz é pouco, que seus esforços nunca são suficientes para obter o reconhecimento ou a promoção almejada. Ora culpa a si mesma, ora as condições externas, nunca alcançando a felicidade que busca, por mais que se esforce.

A boa notícia é que, com o auxílio da terapia espiritual, a pessoa consegue compreender os motivos que a levam ao sofrimento e assim pode mudar para melhor, alcançando uma vida mais leve, equilibrada e feliz.

 

Gostou do texto? Então curta e compartilhe!

Outras pessoas podem estar precisando dessas informações!

Gratidão, paz e luz!

Valéria Centeville

Consultas presenciais e à distância.

www.povodooriente.net

www.terapiadevidaspassadas.com

WhatsApps 11 9 8444 9975 e 11 9 9824 2584.

#TVP

#terapiadevidaspassadas

#terapia

#povodooriente

Gostou? Compartilhe:

Textos relacionados

Deixe um comentário